Quer transformar sua visão da educação? Mergulhe nos Fundamentos Teóricos em Educação, o blog que desvenda as grandes ideias por trás de como aprendemos e ensinamos. Se você é estudante, professor, pesquisador ou simplesmente apaixonado por educação, aqui você encontra: Teorias que moldaram o pensamento pedagógico: Entenda as raízes das práticas educacionais de hoje. Análises aprofundadas: Vá além do básico e explore conceitos complexos de forma clara e acessível. Novas perspectivas: Desafie suas próprias ideias e descubra abordagens inovadoras. Desvende os segredos da educação. Sua jornada começa aqui!

Criatividade e Disrupção

 


O que é criatividade?

A criatividade é a habilidade de criar algo, no campo científico, artístico, esportivo, onde quer que seja, em outras palavras, é a capacidade de imaginar algo que ainda não existe. A criatividade possui um significado subjetivo, pois implica num processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida de uma pessoa. Nesse sentido, a criatividade implica numa ampliação das capacidades de um sujeito, tirando-o da sua zona de conforto e conduzindo-o ao aperfeiçoamento das suas habilidades.

Quando falamos da criatividade como Prática Pedagógica, referimo-nos à oportunidade que temos de experimentar novas experiências, criar situações em um campo no qual ainda há muito o que ser explorado.

Diante disso, você é desafiado a criar uma Sequência Didática inovadora, mas que atenda aos critérios estabelecidos de antemão. Isso não está condicionando você a desenvolver uma Prática Pedagógica engessada, mas os critérios servem como um parâmetro importante sobre o qual você estabelecerá as bases daquela atividade a qual deseja realizar em sala de aula.

O que é disrupção?

Disrupção é a descontinuidade, a quebra de um processo já estabelecido. Podemos dizer que algo é disruptivo quando interrompe, suspende ou se afasta do funcionamento normal. Ao falarmos de Prática Pedagógica: Criatividade e Disrupção, não podemos dissociar esses conceitos do contexto histórico atual. Vivemos em um momento histórico em que as inovações tecnológicas não param de chegar. Tais inovações têm implicações em todos os campos da nossa vida e com a educação não é diferente. Diante disso, ao nos referirmos a uma Prática Pedagógica criativa e disruptiva, estamos falando de uma oportunidade de ensinar com eficiência, valendo-se das mais diversas ferramentas pedagógicas para tornar o ensino atrativo e eficaz.

Uma Sequência Didática criativa e disruptiva implicará numa solução para dificuldades pedagógicas que geram problemas de ensino-aprendizagem. Diante do desinteresse pelo conhecimento filosófico, que é um problema enfrentado pelos docentes de filosofia, você é convidado a apresentar uma solução criativa que possa quebrar com um processo de ensino estabelecido, mas obsoleto, por uma maneira nova e diferente de abordar questões filosóficas. Por esse motivo, você é convidado a criar uma Sequência Didática que rompe com o comum, trazendo novas maneiras de trabalhar conteúdos de filosofia com os estudantes.

Para aprofundar mais seus conhecimentos sobre o que é criatividade, assista ao vídeo: Ken Robinson diz que as escolas acabam com a criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário