FP102 – Aprendizagem estratégica e desenvolvimento profissional
Trabalho Conv. Ordinária
INDICAÇÕES GERAIS
Este trabalho consiste em analisar a experiência docente de três professores seguindo as indicações que se apresentam abaixo. Além disso, o trabalho deve ser obrigatoriamente realizado em grupos de 4 ou 5 estudantes e deve atender os seguintes requisitos formais:
Requisitos formais:
Extensão: entre 5 e 6 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia e os anexos –se houver–).
Tipo de letra: Arial.
Tamanho: 11 pontos.
Espaçamento entre linhas: 1,5.
Alinhamento: Justificado.
O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto às citações e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).
A entrega deve ser feita seguindo-se os procedimentos descritos no documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser enviado ao e-mail do(a) professor(a).
Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação cujo conhecimento por parte do estudante é considerado de suma importância. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.
Trabalho
Nomes e sobrenomes dos alunos:
Grupo:
Data:
Analisem a experiência docente de três professores de uma escola de ensino médio descritas abaixo e refletem criticamente sobre cada uma das questões que se formulam abaixo:
Descrição dos casos
Professor A
Planejou com muito cuidado a aula, a partir de uma rede de conceitos que dispôs em uma transparência. Em uma aula prévia, fez algumas perguntas sobre o tema, identificando algumas noções relevantes como, por exemplo, anticiclone, depressão ou isóbara, que eram confusas, quando não erradas. Precisamente, na representação que fez, faltam estes conteúdos. Ao começar a sessão, explica cada uma das ramificações e quando chega a um "conceito vazio" para e inicia um diálogo com os alunos, tal como se pode ver seguidamente. Ao finalizar a unidade didática, e para avaliar seus alunos, apresenta uma rede de conceitos similar à trabalhada em aula e pede-lhes que a completem, tal como se apresenta a seguir.
(P) “...quando as pressões atmosféricas são altas, o tempo é mais estável; estas zonas recebem um nome concreto que, como podem ver no esquema, não temos; há alguém que saiba?” (A) “chamam-se depressões” (P) ...depressões...quando uma pessoa está deprimida é porque tem o ânimo baixo ou alto?” (A) “baixo” (P) “então, o conceito de depressão deveremos empregá-lo para definir zonas atmosféricas com pressões...?” (A) “baixas” (P) “Onde colocaria esse conceito em nosso esquema?” (A) “no círculo vazio da direita, junto à flecha que vem de <provoca um tempo instável>”. |
Avaliação: Completar o esquema seguinte com os conceitos e/ou relações que faltem.
PROFESSOR B
Também tratou de identificar, na aula anterior, o que sabiam seus alunos. Para fazê-lo, levou para a aula uma vídeo-gravação da seção "O tempo” de um telejornal, tirando o som na edição do vídeo. Os alunos tinham que escrever em seus apontamentos os comentários que supunham que ia fazendo “O homem do tempo” com base nas imagens do mapa meteorológico que apareciam na tela. Na aula do dia seguinte, pediu a alguns estudantes que elaborassem um mapa de conceitos no quadro, a partir das noções surgidas no vídeo do dia anterior, explicando, em voz alta e passo a passo, as reflexões que realizaram na hora de selecionar cada conceito para relacioná-lo graficamente com o resto. Uma vez finalizado o mapa, convida todos a identificar os diferentes passos que seguiram estes estudantes para construir sua representação. Durante esta reflexão, os alunos explicam e discutem cada uma das fases e as operações que identificaram e, junto com o professor, elaboram a pauta para elaborar mapas conceituais que se descreve a seguir.
Para avaliá-los, pede a eles que escutem as previsões do tempo, que façam um mapa de conceitos e que, a partir do mapa, tomem decisões sobre as condições de uma possível viagem à Extremadura.
Primeiro: “Devem agrupar-se diferentes conceitos conforme sejam muito gerais, específicos ou muito específicos……
Segundo: “Buscar, dentro do primeiro grupo, um conceito que inclua o resto (por ex. o clima) e situar abaixo outros conceitos gerais, conectados com flechas. Escrever sobre cada flecha a ideia que relaciona cada par de conceitos…”
Terceiro: “Conectar o seguinte grupo de conceitos específicos com os conceitos anteriores, também mediante flechas e palavras-ligação…”
Cuarto: Relacionar novamente o último grupo de fatos muito específicos com o grupo de conceitos anterior, da forma habitual.
Quinto: A seguir, vou dividi-los em grupos de três (misturar nos grupos alunos de alto e baixo rendimento) e quero que introduzam no mapa estes novos conceitos: TEMPERATURA, BORRASCAS e DIA ENSOLARADO. Não se esqueçam de escrever as palavras que ligam dois conceitos. Em seguida, deverão argumentar vossas decisões.
AVALIAÇÃO: Escute este vídeo com as previsões do homem do tempo para o próximo fim de semana em Extremadura e elabore um mapa de conceitos a partir de suas explicações. Depois, pensando que você quer viajar para esta cidade, decida: Que roupa você levará? O que colocará em sua mala? Que meio de locomoção utilizará preferivelmente? Que atividades você realizará pela manhã? E pela tarde? ¡ARGUMENTE SUAS RESPOSTAS! |
Professor C
Em uma aula anterior, o professor pediu a seus alunos que trouxessem de casa todos os mapas, artigos e gráficos sobre o tempo atmosférico e a meteorologia que encontrassem em revistas e jornais.
Na aula correspondente, divide os alunos em pequenos grupos de 4 ou 5, ao acaso, e pede que organizem toda a informação que trouxeram, recortando textos e gráficos e pendurando-os em um jornal mural, a partir de alguma classificação que seja clara para eles. O professor espera que os alunos agrupem o material em categorias como bom tempo, mau tempo, catástrofes atmosféricas, variáveis que afetam a mudança climática, etc., etc.
Uma vez que cada grupo tenha feito seu mural, deve pendurá-lo nas paredes da sala. Em seguida, todos os grupos vão passando por cada mural, enquanto o professor os convida a que façam comentários e perguntas. O professor (P) também participa, como se mostra no esquema da atividade que se apresenta a seguir. Finalmente, convida cada grupo a avaliar seu próprio trabalho.
- (P) “Creem que no seu mural estão os principais conceitos relacionados com o clima atmosférico? Que relação existe entre clima e temperatura? Onde colocariam a noção de anticiclone?.... Alguém quer perguntar algo aos colegas?”
Lembre-se de relacionar sua reflexão com o conteúdo da disciplina e mencionar autores e referências bibliográficas para fundamentar sua análise.
Se perguntássemos a cada um destes professores o que é mais importante que faça para que seus alunos aprendam, o que pensa que responderiam?
(Reflexão relativa às estratégias e procedimentos de ensino e aprendizagem colocados em jogo em cada caso).
Se perguntássemos a cada um destes professores como pensam que devem potencializar a compreensão do conteúdo, o que vocês acreditam que nos diriam?
(Reflexão relativa às diversas estratégias utilizadas em cada caso para favorecer a construção de conhecimentos através da realização de tarefas de aprendizagem com base na alfabetização).
Se perguntássemos a cada um destes professores que valor atribui à aprendizagem cooperativa, o que você acha que nos diriam?
(Reflexão relativa às conveniências do trabalho cooperativo para a aprendizagem significativa).
Que recomendação daria a cada um destes professores para que melhorassem suas aulas?
(Elaborar uma recomendação para cada professor, suficientemente clara, de modo a que possa realizá-la em seu contexto educativo).
PERGUNTA 1 - Se perguntássemos a cada um destes professores o que é mais importante que faça para que seus alunos aprendam, o que pensa que responderiam?
- Professor A
O professor “A” utiliza-se de uma estratégia de instrução direta, centrada no professor, visando ajudar os estudantes a adquirir informação e desenvolver habilidades básicas. Utiliza estratégias de ensaio com seus alunos. Ele também faz um procedimento centrado nos conteúdos curriculares pré-estabelecidos. Faz uso de uma estratégia cognitiva de elaboração, promovendo assim a seleção, organização e elaboração da informação, bem como comparação e análise de dados, o que envolve aquisição e análise da informação, realização de inferência, recuperação da informação, compreensão, organização conceitual e classificação e síntese de dados. “A instrução direta está centrada no professor e seu objetivo é ajudar os estudantes a adquirir a informação e a aprender habilidades básicas. […] As estratégias de aprendizagem também se podem adquirir através da instrução se se ajudar os estudantes a encontrar formas de organizar a informação, para que esta possa ser recuperada”. (FUNIBER, On Line, 2022)
-
Professor B
O professor “B” utiliza um procedimento ou estratégia centrado no conteúdo curricular dentro do contexto da concepção de aprendizagem estratégica metacognitiva, pois leva em consideração o enlace entre os conhecimentos prévios do aluno com as novas informações. O professor também faz uso de uma estratégia de cooperação, promovendo o trabalho em equipe para uma aprendizagem colaborativa, culminando com auto-avaliação reflexiva.
- Professor C
O Professor “C” utilizou a técnica da aprendizagem cooperativa e construção conjunta de conhecimentos na atividade proposta por meio da técnica de trabalho em equipe, promovendo interdependência positiva, interação, participação individual comprometida e responsável, atitudes pró-sociais e autorreflexão do grupo. O professor fez uso de estratégias metacognitivas e estratégias de cooperação utilizando exercícios de aprendizagem cooperativa e colaborativa.
O professor “A” poderia converter a leitura do conteúdo em uma estratégia de aprendizagem, relacionando as novas informações com os conhecimentos prévios. Além disso poderia fazer uso da estratégia do INSERT, objetivando favorecer uma leitura reflexiva do conteúdo. Conforme expõe o material On Line da FUNIBER: “INSERT se descreve como uma estratégia que ajuda os leitores a interagir conscientemente com o texto para esclarecer seu pensamento. […] Esta é uma estratégia ideal para preparar os estudantes para uma discusão posterior à leitura [...]”. (FUNIBER, On Line, 2022)
- Professor B
O professor “B” poderia conduzir o pensamento reflexivo por meio da construção, criação e compreensão do conhecimento estimulando a produção e a melhoria contínua das ideias, fazendo prevalecer o princípio sociocognitivo levando em consideração o contexto do processo de ensino e aprendizagem.
- Professor C
O
professor “C” poderia utilizar uma construção conjunta de
conhecimentos por meio da dimensão da regulação da aprendizagem
cognitiva e metacognitiva, promovendo uma regulação conjunta nos
aspectos sociais e cognitivos. Desse modo, o Professor também
estimula seus alunos a vivencia uma aprendizagem cooperativa e
reflexiva. Isso poderia ser obtido pela estratégia para compreender
e transcender o texto (Conteúdo), não apenas respondendo perguntas
de comreensão e recebendo o feedback
do
professor e gerando suas próprias perguntas sobre o conteúdo. O
professor também estimula a aprendizagem reflexiva e estratégica.
Nesse sentido , Carretero e Fuentes (2011) afirmam que: “Aprender a
aprender implica dispor de habilidades para pautar a própria
aprendizagem e ser capaz de aprender de maneira cada vez mais eficaz
e autônoma […]”. (FUNIBER, On Line, 2022)
PERGUNTA 3 - Se perguntássemos a cada um destes professores que valor atribui à aprendizagem cooperativa, o que você acha que nos diriam?
O Professor “A” não contempla a aprendizagem cooperativa, mas atribui os seguintes valores à aprendizagem centrada no professor: Inferência, capacidade de pesquisa e síntese, raciocinio lógico, pensamento dedutivo e capacidade cognitiva de elaboração, classificação e organização conceitual.
- Professor B
O Professor “A” atribui os seguintes valores à aprendizagem cooperativa: Cooperação, colaboração e trabalho em equipe.
- Professor C
O Professor “A” atribui os seguintes valores à aprendizagem cooperativa: Cooperação, colaboração e trabalho em equipe e auto-avaliação reflexiva. O professor também valoriza a prática reflexiva em suas estratégias de aprendizagem. Segundo Lipson e Wixson (1983), “Trata-se essencialmente de aprender a aprender”. (FUNIBER, On Line, 2022)
PERGUNTA
4 - Que
recomendação daria a cada um destes professores para que
melhorassem suas aulas?
Para o professor “A” recomendaríamos que utilizasse uma construção conjunta de conhecimentos por meio de uma técnica de aprendizagem cooperativa e colaborativa, além do uso das TICs (Tecnologias de Comunicação e Informação) aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem.
- Professor B
Para o professor “B” recomendaríamos que utilizasse estratégias metacognitivas e estratégias de colaboração e cooperação, além do uso das TICs (Tecnologias de Comunicação e Informação) aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem.
- Professor C
Para o professor “C” recomendaríamos que utilizasse as TICs (Tecnologias de Comunicação e Informação) aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem.
Referências:
FUNIBER. Disponível em: https://campus2.funiber.org/mod/scorm/player.php?a=8486¤torg=ORG49820F63C04BE077A080F429A58E974D&scoid=868669&sesskey=R2PmDQDNtm&display=popup&mode=normal. Acesso em: 25/08/2022.
FUNIBER. Disponível em: https://campus2.funiber.org/mod/scorm/player.php?a=8486¤torg=ORG49820F63C04BE077A080F429A58E974D&scoid=868669&sesskey=R2PmDQDNtm&display=popup&mode=normal. Acesso em 30/08/2022.
FUNIBER. Disponível em: https://campus2.funiber.org/mod/scorm/player.php?a=8486¤torg=ORG49820F63C04BE077A080F429A58E974D&scoid=868669&sesskey=R2PmDQDNtm&display=popup&mode=normal. Acesso em 05/09/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário