Planejamento e Direção Estratégica - Análise Crítica

 

PLANEJAMENTO E DIREÇÃO ESTRATÉGICA


análise crítica do artigo:

Planejamento e Gestão Estratégica nas IES Comunitárias


Jorge N. N. Schemes

Código: FP081

Curso: Mestrado em Educação


ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO

2. JUSTIFICATIVA

3. OBJETIVO

4. ANÁLISE CRÍTICA

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos explorar o universo da gestão estratégica no contexto das Instituições de Ensino Superior Comunitárias, com um enfoque particular nas instituições associadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Através da análise e síntese de informações relevantes, vamos examinar as dinâmicas, desafios e práticas que moldam o cenário da educação superior, refletindo sobre como essas instituições estão se esforçando para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.

Vamos começar por uma visão panorâmica da ACAFE, uma associação composta por 16 instituições de ensino superior, incluindo universidades e centros universitários. Vamos explorar sua missão e visão, destacando o compromisso com o desenvolvimento educacional em Santa Catarina e além. Nesse contexto, vamos observar como essas instituições desempenham um papel fundamental na promoção da educação, ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a construção da cidadania em suas comunidades.

Em seguida, vamos adentrar o âmbito mais específico da gestão estratégica, discutindo a interligação entre Pensamento Estratégico e Planejamento Estratégico. Vamos analisar criticamente como esses dois elementos, embora distintos, são complementares e essenciais para a tomada de decisões eficazes na gestão universitária. Vamos aprofundar nossa compreensão da importância desses conceitos e explorar como eles desempenham um papel fundamental na criação de uma cultura de inovação, flexibilidade e reflexão dentro das instituições de ensino superior.

Além disso, vamos analisar as práticas atuais e as percepções dos gestores das instituições da ACAFE em relação a vários aspectos da gestão estratégica, desde a revisão do Planejamento Estratégico até os indicadores de desempenho e o ciclo de melhoria contínua. Vamos identificar lacunas na compreensão e na aplicação do Pensamento Estratégico e do Planejamento Estratégico, destacando os desafios que os gestores enfrentam na busca pela sustentabilidade de suas instituições em um cenário em constante mudança.

Em última análise, este trabalho oferecerá uma visão abrangente da gestão estratégica nas instituições de ensino superior comunitárias, destacando a importância de uma abordagem estratégica sólida e da inovação para enfrentar os desafios do presente e do futuro. Ao compreender a interconexão entre Pensamento Estratégico, Planejamento Estratégico e Ações Estratégicas, os gestores poderão melhorar a resiliência de suas instituições e contribuir para o avanço da educação e da sociedade como um todo.



2. JUSTIFICATIVA

A justificativa para a análise detalhada da gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior Comunitárias, com um foco específico nas instituições associadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), é fundamentada em diversas razões de relevância e importância. Abaixo, destacamos as principais justificativas que embasam essa investigação:

Relevância da Educação Superior Comunitária: As instituições de ensino superior comunitárias desempenham um papel crucial no panorama da educação, uma vez que buscam alinhar seus objetivos com as necessidades das comunidades locais, promovendo o desenvolvimento regional e a inclusão social. Compreender a gestão estratégica nessas instituições é vital para aprimorar sua capacidade de cumprir suas missões educacionais e sociais.

Desafios em um Ambiente em Constante Mudança: A educação superior enfrenta desafios significativos, como mudanças demográficas, avanços tecnológicos e novas demandas dos alunos. As instituições de ensino precisam se adaptar a essas mudanças e desenvolver estratégias eficazes para se manterem relevantes e competitivas.

Conexão entre Pensamento Estratégico e Planejamento Estratégico: A relação entre Pensamento Estratégico e Planejamento Estratégico é central para a eficácia da gestão nas instituições educacionais. Compreender como esses elementos se interligam e se complementam é fundamental para orientar as decisões estratégicas.

Impacto na Qualidade da Educação: A qualidade da educação superior é um fator crítico para o sucesso das instituições e o desenvolvimento dos alunos. Uma gestão estratégica eficaz pode influenciar positivamente a qualidade dos programas educacionais, a satisfação dos alunos e a reputação das instituições.

Contribuição para a Comunidade e Sociedade: As instituições de ensino superior têm um papel social importante, não apenas na formação de profissionais, mas também na promoção da inclusão social, na geração de conhecimento e na contribuição para o desenvolvimento econômico e cultural das regiões em que estão inseridas.

Necessidade de Melhoria Contínua: O ciclo de melhoria contínua é fundamental para garantir que as instituições de ensino estejam sempre se aprimorando. Compreender como esse ciclo é aplicado nas instituições associadas à ACAFE é relevante para identificar oportunidades de aperfeiçoamento.

Desafios da Gestão Universitária: A gestão de uma instituição de ensino superior é complexa e requer habilidades estratégicas específicas. Este trabalho pode fornecer insights valiosos para os gestores universitários enfrentarem os desafios cotidianos de suas funções a partir das ideias elencadas no texto referência.

Contribuição para o Desenvolvimento Regional: Em muitos casos, as instituições de ensino superior são os principais motores de desenvolvimento regional. Compreender como elas planejam e executam suas estratégias pode ter um impacto direto no crescimento e na prosperidade das comunidades circundantes.

Portanto, essa análise crítica da gestão estratégica nas instituições associadas à ACAFE é justificada pela sua relevância para a melhoria da educação superior, o fortalecimento das instituições comunitárias, a promoção do desenvolvimento regional e a contribuição para a sociedade como um todo. A compreensão desses aspectos é essencial para orientar as ações dos gestores e promover uma educação de qualidade e acessível.



3. OBJETIVO

O objetivo geral deste trabalho é analisar e compreender a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ICES) associadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), investigando como o Pensamento Estratégico e o Planejamento Estratégico são aplicados, interligados e contribuem para a eficácia da gestão universitária. Por meio dessa análise, busca-se identificar oportunidades de melhoria, promover a disseminação do conhecimento sobre gestão estratégica e, assim, fortalecer o papel dessas instituições na promoção da educação superior e no desenvolvimento regional em Santa Catarina.



4. ANÁLISE CRÍTICA

Segundo Prette Heil, Gissele, & Otto Laux, Raul (2017), a gestão universitária, tanto no âmbito estadual quanto nacional, é um desafio complexo que exige um planejamento estratégico sólido. A elaboração de um planejamento estratégico bem definido, exequível e que se traduza em ações práticas é fundamental para que os gestores possam atender às demandas constantes que enfrentam. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo principal analisar o processo de gestão estratégica nas Instituições Comunitárias do Sistema ACAFE. Para alcançar esse objetivo, foram delineados quatro objetivos específicos que abordam diferentes aspectos desse processo. A primeira etapa concentra-se na análise da estratégia organizacional, buscando compreender como ela é desenvolvida dentro dessas instituições. A segunda etapa tem como objetivo identificar se há um pensamento estratégico presente entre os gestores, avaliando indicadores que apontem para a existência desse pensamento. A terceira etapa se concentra no planejamento estratégico, examinando sua existência e como é elaborado. Por fim, a quarta etapa aborda as ações decorrentes dos requisitos anteriores, investigando como ocorre a formulação, implantação, monitoramento e controle das estratégias.

É importante ressaltar a relevância desse estudo, uma vez que as Instituições Comunitárias de Ensino – ICES, devido às suas características genéricas e específicas, enfrentam desafios complexos na elaboração e implementação de estratégias eficazes. Em um cenário em que as Instituições de Ensino Superior – IES, precisam se adaptar constantemente para atender às demandas em evolução, a formulação de estratégias e o desenvolvimento de inteligência competitiva são essenciais para se destacar na concorrência e agregar valor à comunidade em que estão inseridas. Conforme declara FUNIBER (2023, On Line),

A Direção Estratégica está se tornando, atualmente, uma necessidade para as universidades, porque saõ organizações qie possuem processos conscientes muito complexos, inter-relacionados entre si e sujeitos a um cnjunto de demandas muito dinâmicas. A direção estratégica orientada para a qualidade debe responder a esse dilema. Isso requer iniciar processos de reflexão sobre a natureza das ações, bem como incluir na agenda orientações de médio e longo prazo. Portanto, Direção Estratégica significa conceber a universidade, voltada para o contexto, a partir de um futuro viável de ser alcançado”.

Nesse contexto, Prette Heil, Gissele, & Otto Laux, Raul (2017) expõem que a diferenciação, o destaque e a projeção tornam-se elementos cruciais para a sobrevivência e crescimento das ICES nos tempos atuais. Este estudo utiliza uma abordagem de pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa para analisar o desenvolvimento do processo de gestão estratégica nas ICES, permitindo inferir como essas instituições se posicionam atualmente e para onde desejam direcionar seus esforços no futuro. Esse trabalho contribuirá para a compreensão do cenário da gestão estratégica nas ICES e fornecerá insights valiosos para aprimorar a eficácia desse processo em um ambiente educacional em constante transformação.

O artigo em questão tem como foco a análise do processo de gestão estratégica nas Instituições Comunitárias do Sistema ACAFE (ICES). O objetivo geral da pesquisa é compreender como esse processo se desenvolve nessas instituições, com objetivos específicos divididos em quatro etapas: estratégia organizacional, pensamento estratégico, planejamento estratégico e ações decorrentes desses processos, incluindo formulação, implantação, monitoramento e controle das estratégias. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva e qualitativa. O texto ainda destaca a importância dos gestores nas ICES para promover o desenvolvimento local e regional, enfatizando que o Pensamento Estratégico vai além do Planejamento Estratégico. O Pensamento Estratégico é definido como a intuição que percebe oportunidades para melhorar o planejamento estratégico. O planejamento estratégico é apresentado como um guia para ações e metas que devem ser seguidas por todos na instituição, com ênfase na disseminação do planejamento para garantir o alinhamento de objetivos. Além disso, o texto aborda a relação entre pensamento estratégico e planejamento estratégico, enfatizando que o primeiro é uma síntese que utiliza intuição e criatividade para uma visão integrada da organização, enquanto o segundo se refere à programação das estratégias identificadas. Também é mencionada a importância de antecipar o pensamento dos competidores e a necessidade de observar o ambiente interno e externo, considerando metas de curto, médio e longo prazo, bem como o uso de indicadores para apoiar a tomada de decisão.

Em resumo, o texto introduz a pesquisa sobre gestão estratégica nas ICES, destacando a relevância do Pensamento Estratégico e do Planejamento Estratégico, e enfatiza a importância da disseminação do planejamento e do acompanhamento de indicadores para o sucesso das estratégias nas instituições de ensino. Nesse sentido, FUNIBER (2023, ON Line), enfatiza que: “A educação enfrenta desafios críticos que podem ser enfrentados com eficàcia usando os princípios básicos do planejamento estratégico. Os métodos, processos e ferramentas tradicionais da Direção Estratégica podem ser efetivamente aplicados às instituições de ensino nos seus diferentes níveis […].”

Prette Heil, Gissele, & Otto Laux, Raul (2017) ressaltam que a dificuldade em gerir uma universidade reflete a complexidade inerente a qualquer organização. Muitas vezes, os gestores aplicam teorias e modelos de gestão empresarial sem compreender que as universidades também são entidades complexas, caracterizadas pela instabilidade, conflito e complexidade devido à diversidade de pessoas envolvidas. A importância do pensamento estratégico é enfatizada como uma habilidade crucial para enfrentar as complexidades e desafios da gestão. O pensamento estratégico é descrito como a capacidade de perceber oportunidades e integrá-las ao planejamento estratégico de uma organização. O texto argumenta que compreender o processo de gestão estratégica é essencial para lidar eficazmente com fatores internos e externos que afetam uma organização. Estratégias são essenciais para garantir a vantagem competitiva, e a gestão estratégica permite que as organizações localizem seus pontos vulneráveis e os protejam. Os autores destacam que as instituições de ensino superior (IES), em particular, enfrentam desafios significativos devido aos avanços tecnológicos e à crescente concorrência, tanto das IES comunitárias quanto das privadas. Isso requer uma análise cuidadosa e aprimoramento dos modelos de gestão para atender às demandas do mercado. Nesse viés, FUNIBER (2023, On Line) afirma que “a importância do Planejamento Estratégico para o desempenho dos gestores está em suas contribuições para o exercício eficiente de suas funções; permite que eles tomem decisões com base em possíveis riscos, bem como das oportunidades e ameças; facilita o estabelecimento de objetivos e prioridades […].”

Para Prette Heil, Gissele, & Otto Laux, Raul (2017), o planejamento estratégico é apresentado como um processo essencial para alcançar o desempenho desejado da organização. Ele envolve a definição de diretrizes estratégicas, análise ambiental, definição de objetivos, formulação de estratégias, implementação, monitoramento e controle. O autor enfatiza a importância de construir um plano de ação eficiente para alcançar os objetivos estratégicos. O texto também destaca a necessidade de planejamento participativo, coordenado e integrado, com envolvimento de todas as partes interessadas. Além disso, enfatiza a importância de uma gestão estratégica permanente, capaz de se adaptar às mudanças e incertezas. Os autores argumentam que o pensamento estratégico deve ser integrado ao planejamento estratégico e que as IES devem desenvolver o pensamento estratégico como base para sua sobrevivência e sucesso. O planejamento estratégico é visto como a tradução das intenções da organização no longo prazo em um conjunto de ações responsáveis por sua implementação. A integração do planejamento estratégico com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é destacada como uma prática fundamental para orientar ações consistentes em direção aos objetivos institucionais.

A metodologia deste estudo tem como objetivo obter dados para diagnosticar o processo de gestão estratégica nas Universidades Comunitárias do Sistema ACAFE e identificar áreas de melhoria. A pesquisa é do tipo dissertativa, analisando profundamente a unidade social estudada, ou seja, as universidades comunitárias, com o objetivo de compreendê-las em seus próprios termos. A abordagem da pesquisa é qualitativa, o que permite a comparação entre a realidade investigada e os fundamentos teóricos estudados. Isso ajuda a iluminar o dinamismo interno das situações, que muitas vezes não é acessível a observadores externos. O método de coleta de dados utilizado é o questionário online, enviado aos Reitores que fazem parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Foram enviados 16 questionários, dos quais 11 retornaram preenchidos em um período de cerca de trinta dias, entre outubro e novembro de 2016. A escolha pelo uso do questionário como instrumento de coleta de dados foi motivada pela praticidade e agilidade na tabulação das informações coletadas. A pesquisa busca rigor e objetividade, garantindo a coerência entre o que o pesquisador se propõe a fazer e o que realmente é feito, bem como entre as perguntas formuladas e as respostas obtidas.

A análise dos resultados da pesquisa fornece algumas informações importantes sobre o processo de gestão estratégica nas Universidades Comunitárias do Sistema ACAFE. Aqui está uma avaliação crítica dos principais achados:

Fequência de revisão do planejamento estratégico - A pesquisa revelou que a maioria das instituições revisa seu Planejamento Estratégico anualmente. Isso é positivo, pois indica que as universidades estão atentas à necessidade de adaptação e alinhamento de suas estratégias com as mudanças no ambiente. No entanto, seria interessante entender as razões por trás das respostas "Outro" para entender melhor por que algumas instituições revisam com frequências diferentes.

Responsabilidade pela elaboração do planejamento estratégico: A diversidade de respostas indica que as instituições têm abordagens variadas para a elaboração do Planejamento Estratégico. Isso pode ser positivo, pois permite adaptações às peculiaridades de cada instituição. No entanto, é fundamental garantir que a pessoa ou departamento responsável tenha o conhecimento necessário para desenvolver um plano eficaz.

Importância do pensamento estratégico: A maioria dos respondentes considerou o Pensamento Estratégico como o mais importante. Isso é crucial, pois o Planejamento Estratégico eficaz começa com a capacidade de pensar estrategicamente. No entanto, é importante garantir que esse pensamento estratégico seja traduzido em ações concretas.

Indicadores de verificação de resultados: As instituições usam uma variedade de indicadores para verificar os resultados do Planejamento Estratégico. Isso é bom, pois permite uma visão abrangente do desempenho. No entanto, é importante garantir que esses indicadores estejam alinhados com os objetivos estratégicos e que sejam consistentemente monitorados.

Ciclo de melhoria contínua: A pesquisa destaca a importância da comparação de resultados no ciclo de melhoria contínua. Isso é fundamental para o processo de aprendizado e adaptação. É positivo ver que a maioria dos respondentes considera a comparação de resultados como prioritária.

Processo estratégico: A pesquisa revelou que o Processo de Inteligência Competitiva é a abordagem mais comum para o processo estratégico. Isso sugere que as instituições estão preocupadas em coletar informações e dados relevantes para tomar decisões estratégicas informadas.

Em resumo, Prette Heil, Gissele, & Otto Laux, Raul (2017) enfatizam que os resultados da pesquisa apontam para uma preocupação com o desenvolvimento e a revisão das estratégias nas Universidades Comunitárias do Sistema ACAFE. No entanto, é fundamental garantir que o Pensamento Estratégico se traduza em ações efetivas e que os indicadores usados estejam alinhados com os objetivos estratégicos. Além disso, a diversidade nas abordagens para a elaboração do Planejamento Estratégico deve ser gerenciada de forma eficaz para garantir sua eficácia.

A ACAFE é uma associação que engloba 16 Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) em Santa Catarina. Essas instituições, que incluem 11 universidades e 5 centros universitários, operam sob a lei nº 12.881/13 e têm como objetivo principal promover o ensino, a ciência, a tecnologia e a inovação através da colaboração e compartilhamento de recursos. A missão da ACAFE é fortalecer as ICES associadas em prol da educação superior no estado, enquanto sua visão é alcançar reconhecimento nacional e internacional como um sistema de educação superior integrado e sinérgico, capaz de contribuir significativamente para a produção do conhecimento, ciência, tecnologia e inovação.

Além disso, as instituições filiadas à ACAFE desempenham um papel importante no desenvolvimento das microrregiões de Santa Catarina, realizando programas e projetos de assistência à comunidade que visam melhorar a qualidade de vida, promover a inclusão social e contribuir para a construção da cidadania, sem custos adicionais para os beneficiários.

O Pensamento Estratégico e o Planejamento Estratégico são elementos inseparáveis na gestão universitária, complementando-se mutuamente para melhorar o processo decisório. Instituições de alto desempenho estão em constante evolução e aprendizado, impulsionados por uma gestão estratégica eficaz. A inovação desempenha um papel fundamental nesse processo, atendendo às necessidades de todos os envolvidos na instituição. De acordo com FUNIBER (2023, On Line),

A crescente concorrência, o acelerado desenvolvimento tecnológico e das comunicações, as redes sociais, a gestão do conhecimento, o acúmulo de informações nas mídias digitais, entre outros, impactam a vida social, e, de maneira especial, os ambientes educacionais. Cada um dos elementos mencionados tem conotações que transformaram a forma de conceber a educação em todos os níveis. Assim, surgiu a necessidade de encontrar formas relevantes de lidar com essas condições. O planejamento estratégico foi (e é) uma dessas alternativas.

Na concepção de Prette Heil, Gissele, & Otto Laux, Raul (2017), o planejamento estratégico é um processo contínuo de aprendizado que envolve elementos como inovação, flexibilidade, interação, reflexão e foco no mercado. A pesquisa revelou lacunas na compreensão e na cultura do Pensamento Estratégico e Planejamento Estratégico nas universidades, apresentando um desafio para os gestores em desmistificar esses conceitos complexos e agir proativamente para garantir a sustentabilidade das instituições. É fundamental que os gestores compreendam a importância da sequência lógica e estratégica que envolve o Pensamento Estratégico, o Planejamento Estratégico e as Ações Estratégicas para o presente e o futuro das Instituições de Ensino Superior Comunitárias, pois sobreviver no futuro será muito diferente de existir no presente.



5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente trabalho teve como objetivo central analisar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ICES) associadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), destacando a importância do Pensamento Estratégico e do Planejamento Estratégico nesse contexto. Com base nas informações e análises realizadas, é possível chegar a algumas considerações finais relevantes:

Vinculação Indispensável: Ficou evidente ao longo deste estudo que o Pensamento Estratégico e o Planejamento Estratégico são elementos indissociáveis quando se trata da gestão estratégica nas ICES. A interligação entre esses dois aspectos é fundamental para direcionar a tomada de decisões e ações que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento das instituições.

Aperfeiçoamento Contínuo: As ICES filiadas à ACAFE têm demonstrado um compromisso com a revisão periódica de seus Planejamentos Estratégicos, o que é um sinal positivo de seu comprometimento com a melhoria contínua. No entanto, é importante ressaltar que a pesquisa identificou que ainda há espaço para aprimoramentos nesse processo.

Diversidade de Abordagens: Observou-se que as ICES adotam diferentes abordagens para a elaboração e disseminação do Planejamento Estratégico, o que reflete as peculiaridades de cada instituição. Isso ressalta a importância da flexibilidade na gestão estratégica, que deve se adaptar às características e necessidades específicas de cada contexto.

Indicadores e Ciclo de Melhoria: A utilização de indicadores para a verificação dos resultados no Planejamento Estratégico é uma prática comum entre as ICES, e os resultados obtidos reforçam a relevância dessa abordagem. Além disso, o ciclo de melhoria contínua, com foco na comparação de resultados e na identificação de melhorias, é reconhecido como um componente vital para o sucesso das instituições.

Desafios na Cultura de Pensamento Estratégico: Apesar dos avanços observados, ainda existem desafios relacionados à compreensão e à disseminação da cultura de Pensamento Estratégico nas ICES. Educar e envolver todos os membros da comunidade acadêmica nesse processo é fundamental para alcançar um alinhamento efetivo com os objetivos estratégicos.

Sustentabilidade e Inovação: O foco na inovação e na sustentabilidade das ICES é um elemento crítico para garantir seu sucesso a longo prazo. A constante busca por formas inovadoras de abordar os desafios educacionais e a preocupação com a sustentabilidade financeira são aspectos que devem permanecer no centro das estratégias institucionais.

Em resumo, o trabalho destaca a importância de uma gestão estratégica sólida e bem alinhada para o sucesso das Instituições de Ensino Superior Comunitárias. O Pensamento Estratégico e o Planejamento Estratégico são ferramentas essenciais nesse contexto, impulsionando a qualidade educacional, a inovação e o desenvolvimento das comunidades atendidas por essas instituições. Portanto, é fundamental que as ICES continuem investindo na evolução de suas práticas de gestão estratégica, com o objetivo de cumprir sua missão de promover o ensino, a ciência, a tecnologia e a inovação em prol da educação superior e do desenvolvimento de Santa Catarina. Portanto, como explica FUNIBER (2023, On Line):

Com a implantação do Planejamento Estratégico, espera-se atingir indicadores de qualidade total ou excelência, a partir de estabelecimento d emetas de médio e longo prazo e do delineamento de uma estratégia adequada. Desta forma, os centros aducaionais podem regular o seu funcionamento de forma mais eficaz e eficiente, satisfazendo a todos os envolvidos e respondendo a suas expectativas e necessidades, conseguindo desenvolver nos alunos competências que permitam o desenvolvimento pessoal e social.



6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Prette Heil, Gissele, & Otto Laux, Raul (2017). Planejamento e gestão estratégica nas ies comunitárias. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 10(2),115-133. Acesso em: https://www.redalyc.org/pdf/3193/319351653006.pdf



FUNIBER. A Direção Estratégica em Instituições de Ensino Superior. Acesso em: https://campus2.funiber.org/mod/scorm/player.phpa=8648&currentorg=ORG49820F63C04BE077A080F429A58E974D&scoid=885021&sesskey=NDNx3hi5Ur&display=popup&mode=normal



FUNIBER. A Importância do Planejamento Estratégico. Acesso em: https://campus2.funiber.org/mod/scorm/player.phpa=8648&currentorg=ORG49820F63C04BE077A080F429A58E974D&scoid=885021&sesskey=NDNx3hi5Ur&display=popup&mode=normal



FUNIBER. Planejamento Estratégico em Centros Educaionais. Acesso em: https://campus2.funiber.org/mod/scorm/player.phpa=8648&currentorg=ORG49820F63C04BE077A080F429A58E974D&scoid=885021&sesskey=NDNx3hi5Ur&display=popup&mode=normal



FUNIBER. Planejamento Estratégico em Instituições de Ensino Superior. Acesso em:https://campus2.funiber.org/mod/scorm/player.phpa=8648&currentorg=ORG49820F63C04BE077A080F429A58E974D&scoid=885021&sesskey=NDNx3hi5Ur&display=popup&mode=normal

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