FP087 – Fatores da aprendizagem
Trabalho conv. ordinária
INDICAÇÕES GERAIS:
O trabalho deve ser realizado em duplas e tem como objetivo a elaboração de uma estratégia didática, que pode ser utilizada com seus estudantes para que percebam suas próprias formas de aprender (autoaprendizagem) e para que explorem a busca de outras maneiras.
Estrutura da estratégia didática
A estratégia didática deve apresentar:
Uma planificação: pensar em como desenvolver a atividade e quais aspectos serão considerados. Por exemplo, se a proposta é fazer uma dinâmica com objetos que representem a maneira de aprender que seus alunos apresentaram ao longo da vida, é necessário pedir antecipadamente que levem estes objetos. O segundo passo seria especificar os momentos e como se trabalharia com os materiais levados pelos alunos. Por último, para finalizar a atividade seria realizada uma autoavaliação. Além disso, devem ser considerados aspectos como tempo, recursos e materiais.
Aplicação da proposta durante pelo menos uma aula: explicar como se realizará a estratégia planejada para aula e quais seriam as principais perguntas. Aqui pode-se elaborar um material de trabalho como apoio ou explicar os passos a seguir como modelo. Isso tudo auxiliará a pensar em como os alunos aprenderam ao longo da vida, como aprendem atualmente e, assim, guiar a atividade para a procura de outras maneiras de aprender.
Um instrumento (como mínimo) de avaliação: o tipo de avaliação é livre, é possível escolher qualquer um, o importante é que seja coerente. Como exemplo, e seguindo o que foi proposto anteriormente, a forma mais coerente para avaliar a atividade com os objetos levados por cada aluno, será utilizar uma autoavaliação com seus respectivos itens e escalas para aplicação com os estudantes presentes na estratégia didática.
Requisitos formais:
Extensão: 3 e 5 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia e os anexos –se houver–).
Tipo de letra: Arial.
Tamanho: 11 pontos.
Espaçamento entre linhas: 1,5.
Alinhamento: Justificado.
O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto às citações e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).
A entrega deve ser feita seguindo-se os procedimentos descritos no documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser enviado ao e-mail do(a) professor(a).
Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação cujo conhecimento por parte do estudante é considerado de suma importância. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.
Muito importante: Na capa que aparece na página seguinte, devem indicar-se os dados pessoais que se detalham e o título do trabalho (o trabalho que não cumpra as condições de identificação não será corrigido). Após a capa, deve-se incluir o Índice do trabalho.
FP087 – FATORES DE APRENDIZAGEM
PROJETO DE TRABALHO SOBRE BULLYING:
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Jorge Nazareno neto Schemes
Código: FP087
Curso: Mestrado em Educação
27 DE OUTUBRO DE 2022
ÍNDICE
1. TEMA |
Pág. 05 |
2. JUSTIFICATIVA |
Pág. 05 |
3. OBJETIVO GERAL |
Pág. 05 |
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Pág. 05 |
5. PÚBLICO ALVO |
Pág. 06 |
6. METODOLOGIAS |
Pág. 06 |
7. RECURSOS DIDÁTICOS |
Pàg. 06 |
8. CRONOGRAMA |
Pág. 06 |
9. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES |
Pág. 06 |
10. PROCEDIMENTOS |
Pág. 07 |
11. REFERÊNCIAS |
Pág. 08 |
1. TEMA:
Bullying.
2. JUSTIFICATICA:
Diante do aumento de casos de Bullying no ambiente escolar, e considerando que, a escola é um espaço social privilegiado para a discussão deste tema, optou-se pela realização de um projeto envolvendo os alunos por meio de atividades pedagógicas utilizando diferentes estratégias didáticas. Essas estratégias visam contemplar vários tipos de aprendizagem, dentre elas as aprendizagens: significativa, por descobrimento, receptiva, memorística, implícita e explícita, associativa, colaborativa, emocional, observacional e experiencial. As teorias da aprendizagem que fundamentarão as estratégias didáticas serão: comportamentalista, construtivista, social cognitivista e o conectivismo, que é a teoria da aprendizagem da era digital. Vale considerar ainda que as estratégias didáticas, os diferentes tipos de aprendizagem e as teorias da aprendizagem visam fomentar e oportunizar aos estudantes que utilizem e desenvolvam seus diferentes estilos de aprendizagem segundo a teoria das inteligêngias múltiplas, na qual Howard Gardner,
“defendeu que as pessoas possuem pelo menos oito inteligências básicas. Segundo ele, somos capazes de conhecer o mundo através da linguagem, da análise lógico-matemática, da representação espacial, do pensamento musical, do uso do corpo para resolver problemas ou fazer coisas, do trabalho no meio natural, de uma compreensão dos demais indivíduos e de uma compreensão de nós mesmos”. (FUNIBER, Online, 2022)
3. OBJETIVO GERAL:
Realizar atividades pedagógicas com diferentes estratégias didáticas envolvendo o tema Bullying para oportunizar aos estudantes a percepção das suas próprias formas de aprender (autoaprendizagem) e ao mesmo tempo contemplar os diferentes estilos de aprendizagem conforme propôs Howard Gardner.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Pesquisar sobre o tema Bullying e obter informações sobre o assunto.
Produzir histórias sobre o tema proposto.
Criar uma paródia ou poesia sobre o assunto.
Socializar as atividades em sala de aula e participar do debate gerando a reflexão.
Registrar as atividades e publicá-las no Blog da Unidade Escolar.
Colocar em prática vários tipos de aprendizagem e estilos de aprendizagem.
5. PÚBLICO ALVO:
Alunos das séries finais do Ensino Médio da EEB Governador Celso Ramos Joinville, SC.
6. METODOLOGIAS:
Pesquisa orientada pelo professor.
Aula expositiva dialogada.
Trabalho em equipe.
Protagonismo juvenil.
Educomunicação.
7. RECURSOS DIDÁTICOS:
Livros e textos sobre Bullying disponíveis na biblioteca da escola e na Internet.
Computadores com acesso a Internet.
Instrumentos musicais.
Celular dos estudantes.
Revistas para recortar.
Cartolinas, colas e tesouras.
Cadernos para anotações.
8. CRONOGRAMA:
05 (cinco) aulas.
9. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
Fazer uma pesquisa sobre Bullying e anotar no caderno (Mínimo 20 linhas)
Elaborar uma historinha em quadrinhos sobre o tema pesquisado e fazer ilustrações utilizando recorte de gravuras das revistas e fazer um cartaz em cartolina.
Em equipes (mínimo 4 e máximo 5 estudantes), elaborar uma paródia ou poesia com cinco estrofes sobre o tema Bullying, fundamentando-se na pesquisa feita.
Exposição dos cartazes, apresentação das paródias e socialização das atividades em sala de aula.
Análise, debate e reflexão sobre o tema apresentado, mediado pelo professor.
Avaliação por meio de autoavaliação descritiva com atribuição de uma nota final, levando em consideação a participação em todo o processo.
10. PROCEDIMENTOS:
ETAPA 1 – Na primeira aula os alunos serão orientados a realizar pesquisas individuais sobre bullying em livros, jornais, revistas e Internet, para tanto poderão utilizar seus celulares. Após a pesquisa, eles trarão os textos para a sala de aula e socializarão com os colegas gerando um debate inicial sobre o assunto e uma reflexão mediada pelo professor.
ETAPA 2 – Na segunda aula, os alunos serão desafiados a criarem histórias sobre o tema bullying. As histórias deverão conter ilustrações recortadas das revistas, elaboração de um cartaz. Em seguida, cada aluno será desafiado a socializar a sua historinha com os colegas (contação de histórias).
ETAPA 3 – Na terceira aula, os alunos serão divididos em equipes com no mínimo 4 e no máximo 5 componentes, e orientados a produzir uma paródia ou poesia contendo cinco estrofes com o tema bullying. Podem tirar ideias para a elaboração da letra da paródia ou poesia nos textos pesquisados e nas histórias que cada um produziu. Também poderão fazer uso do celular em sala de aula para pesquisar diferentes estilos musicais.
ETAPA 4 – Na quarta aula os estudantes serão desafiados a fazer um levantamento estístico entre os colegas de sala para verificar quem já sofreu Bullying ou praticou Bylling. Eles devem elaborar as perguntas e transformar os resultados em gráficos.
ETAPA
5
– Na quarta aula cada equipe socializirá, por meio de uma
apresentação, a paródia ou a poesia para os demais colegas em sala
de aula.
Após as apresentações o professor poderá estimular
a participação de todos por meio do debate e da reflexão sobre o
assunto.
ETAPA 6 – Na quarta aula será utilizado o laboratório de informática da escola para fazer o registro e publicação das atividades no blog da UE - Unidade Escolar, e nas redes socias dos estudantes.
ETAPA 7 – Na quinta aula será realizada avaliação por meio de uma autoavaliação descritiva com atribuição de uma nota levando em consideração os seguintes aspectos: Interesse e participação no processo das atividades propostas; Empenho individual; Realização das atividades; Colaboração no trabalho em equipe; Uso e aplicação dos recursos didáticos e das novas tecnologias nas atividades propostas. Justifica-se a autoavaliação como instrumento de avaliação porque:
“A autoavaliação pode ser um instrumento que facilita o entender, respeitar e valorizar os diferentes ritmos de aprendizagem, segundo as diferentes características do aluno. Características relativas, por exemplo a: capacidades, estilos de aprendizagem, estratégias cognitivas, experiências e conhecimentos prévios, motivações, atenção, ajuste emocional e social, etc. Esta é uma estratégia para educar com responsabilidade e para aprender a valorizar, criticar e a reflexionar sobre o processo de ensino e aprendizagem individual realizado pelo discente.” (FUNIBER, Online, 2022)
Ainda de acordo com FUNIBER (2022), entre os benefícios da realização de uma verdadeira autoavaliação, destacam-se os seguintes: permite ao aluno ter consciência da sua participação e progresso no processo de ensino e aprendizagem e de sua responsabilidade nas atividades, bem como observar sua motivação. Permite ainda avaliar a aprendizagem, os conteúdos e a metodologia, o autoconhecimento e a compreensão do processo todo. Além de estimular a autonomia e autodireção do estudante.
11. REFERÊNCIAS:
FUNIBER. Modelo das Inteligências Múltiplas. Disponível em: https://campus2.funiber.org/mod/scorm/player.php?a=8622¤torg=ORG-49820F63C04BE077A080F429A58E974D&scoid=884969&sesskey=YnS4IJIbMj&display=popup&mode=normal. Acesso em: 19 de Outubro de 2022.
FUNIBER. Mais sobre a autoavaliação. Disponível em: https://campus2.funiber.org/mod/scorm/player.php?a=8622¤torg=ORG-49820F63C04BE077A080F429A58E974D&scoid=884969&sesskey=YnS4IJIbMj&display=popup&mode=normal. Acesso em: 24 de Outubro de 2022.
Muito bom o suporte, muita gratidão 🙏
ResponderExcluir